Design para inclusão: acessibilidade, cidadania e visibilidade em redes sociais online

Esse projeto de ensino, pesquisa e extensão pretende compreender as dimensões da acessibilidade em redes sociais online a partir da perspectiva das pessoas com deficiência e apresentar propostas para criação de interfaces e interações mais amigáveis e inclusivas.

Coordenação: Camila Alves Mantovani e Sônia Caldas Pessoa

Saiba mais…

Deficiência nas redes sociais online: tensionamentos entre o respeito e o preconceito

O projeto, vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon) / Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM / UFMG), visa a ampliação de aspectos teórico-metodológicos para a análise de perfis de pessoas comuns, na expressão de Michel de Certeau (1998), em redes sociais online, tais como Twitter e Facebook, voltados para a divulgação do respeito à deficiência e contra o preconceito. Nosso objetivo é compreender as especificidades de dinâmicas comunicacionais que, paradoxalmente, dão visibilidade às pessoas com deficiência e, simultaneamente, reforçam imaginários de cunho pejorativo.

Coordenação:  Sônia Caldas Pessoa
Integrantes: Lívia Gomes Laudares – (bolsista Fapemig de Iniciação Científica)

Saiba mais…

Eu existo e me movo: experiências e mobilidade de pessoas com deficiência

No projeto de ensino, pesquisa e extensão, interessa-nos observar as rugosidades, que dizem respeito às condições preexistentes em cada lugar – como recursos materiais, organização social, econômica e cultural – da perspectiva da pessoa com deficiência.

Coordenação:  Ângela Salgueiro Marques, Camila Alves Mantovani, Sônia Caldas Pessoa.

Saiba mais...

Novas dinâmicas da comunicação organizacional: análise das interações entre organizações e públicos em contextos digitais

Contemporaneamente, percebemos uma interação bastante dinâmica e frequente entre as organizações e seus públicos. A marcante presença das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na sociedade e sua apropriação por diferentes setores e camadas sociais têm criado cenários desafiadores e instigantes para a comunicação estratégica e, principalmente, os estudos de público.

Coordenação: Camila Alves Mantovani

Saiba mais…

Rádio Terceiro Andar

Descrição: Projeto que visa valorizar os afetos dos estudantes de Comunicação Social sobre o rádio, um meio de comunicação considerado por muitos como companheiro do ouvinte em sua vida cotidiana. Além de descobrir temas que afetam o dia a dia da Fafich, os alunos descobrem os próprios talentos que podem ser potencializados por meio do rádio, como escrever poesias, usar a voz como conexão com o ouvinte, mostrar modos de perceber e de estar na Fafich.

Coordenação: Sônia Caldas Pessoa

Integrantes: Karla Eloara Scarmigliat (Bolsista Siape), alunos da disciplina Rádio e Mídias Digitais, ministrada pela professora Sônia Pessoa, e professores do Departamento de Comunicação Social da UFMG, que são colaboradores do projeto.

Saiba mais…

Tudo bem ser diferente: Rádio e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

No projeto de pesquisa, ensino e extensão, interessa-nos realizar uma pesquisa teórico-metodológica sobre inclusão social por meio do rádio e mídias digitais.

Coordenação: Sônia Caldas Pessoa

Saiba mais…