No dia 3 de maio, o grupo Afetos reuniu-se no Espaço do Conhecimento UFMG para discutir o tema da Mobilidade e da Acessibilidade. Participaram da reunião os integrantes do grupo de pesquisa, bem como os membros do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço do Conhecimento.

IMG-20190509-WA0037

Aproveitando a exposição temporária, “Energia e Movimento”, a primeira temática foi explorada a partir do tema “Mobilidades: deslocamentos e afetações”. Conduzida pela professora Camila Mantovani e pela aluna de Isadora Ferreira, a discussão abordou tanto os movimentos globais de pessoas, objetos e informações, quanto os pequenos deslocamento que compõem nossa vida cotidiana. Tal discussão faz parte do projeto de pesquisa “Sujeitos em Movimento”, que teve capítulo selecionado para a publicação do livro IV Sico: Comunicação e Direitos Humanos.

IMG-20190509-WA0042

Após a discussão sobre a Mobilidade, os jornalistas Renato Paim e Paulo Madrid, ex-alunos do curso de Comunicação Social da UFMG, trouxeram a temática da Acessibilidade, a partir de seu trabalho de conclusão de curso “Em busca de crônicas acessíveis: uma ideia ainda nebulosa e pouco trabalhada”. Neste projeto, Renato e Paulo se dedicaram a pensar os desafios de se criar produtos comunicacionais acessíveis tendo como foco as crônicas de futebol. Parte do material elaborado pelos alunos está disponível no link: Clique aqui para assistir os vídeos

Deixe uma resposta