A XXVII Semana de Iniciação Científica é parte integrante da Semana do Conhecimento da UFMG 2018 a ser realizada de 15 a 19 de outubro de 2018, sob o tema Saberes e práticas para reduzir desigualdades. O evento é realizado para divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na UFMG por estudantes bolsistas vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão, e voluntários, com premiação dos trabalhos que mais se destacaram.

A Semana de Iniciação Científica é uma oportunidade para os estudantes apresentarem e discutirem seu trabalho de pesquisa com a comunidade acadêmica por meio de apresentações orais e exposição de pôsteres. Além disso, o evento visa criar, também, mecanismo para avaliação dos trabalhos por docentes pesquisadores da UFMG e externos à instituição.

Este ano, duas bolsistas de iniciação científica apresentam seus trabalhos sobre pessoas com deficiência:

Lívia Laudares assina o projeto “Deficiência nas Redes Sociais Online: Tensionamentos entre O Respeito e o Preconceito”. Vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon) / Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM / UFMG), a pesquisa visa a ampliação de aspectos teórico-metodológicos para a análise de perfis de pessoas comuns em redes sociais online, tais como Twitter e Facebook, voltados para a divulgação do respeito à deficiência e contra o preconceito. O objetivo é compreender as especificidades de dinâmicas comunicacionais que, paradoxalmente, dão visibilidade às pessoas com deficiência e, simultaneamente, reforçam imaginários de cunho pejorativo.

Semana do Conhecimento 08-10-2018#PraTodosVerem A imagem colorida mostra a bolsista Lívia Laudares e a professora Sônia Pessoa em primeiro plano. Atrás, está o banner do projeto, exposto em um quadro de cor preta. Ambas estão em pé e sorriem.

Raquel Gomes apresenta “Inclusão de Pessoas com Deficiência em Mídia Radiofônica e Internet”, um recorte do projeto de pesquisa, ensino e extensão “Tudo bem ser diferente: Rádio e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência”, em que realiza-se uma pesquisa teórico-metodológica sobre inclusão social por meio do rádio e mídias digitais. Paralelamente a essas reflexões, objetiva-se desenvolver produtos audiovisuais que explorem experiências de pessoas com deficiência para veiculação na Rádio Terceiro Andar e no blog Tudo Bem Ser Diferente.

Semana do Conhecimento 08-10-2018 Raquel#PraTodosVerem A imagem colorida mostra a bolsista Raquel Gomes ao lado da professora Sônia Pessoa em primeiro plano. Do lado delas está o banner do projeto exposto em um quadro de cor preta. As duas estão em pé e sorriem.

Ambos os projetos são coordenados pela professora Sônia Pessoa.

 

Deixe uma resposta