Amar incondicionalmente um filho com uma deficiência cria forças para lutar por ele e por outros que são diferentes da maioria e acabam vítimas de olhares preconceituosos. Aliar a vida pessoal e a pesquisa acadêmica sobre o tema pode ser um modo de existência profissional.  Este é o tema do livro Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas, que será lançado no próximo sábado, 11 de agosto, às 11h, no Espaço do Conhecimento UFMG.

A obra é um ensaio teórico da professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG Sônia Pessoa e teve como ponto de partida as vivências com seu filho, Pedro, que tinha hidrocefalia e morreu em 2016. Na obra, ela aborda as emoções presentes no discurso e mostra como é possível escrever e pesquisar sobre elas.

A autora é doutora em Estudos Linguísticos, com estágio na Université Paris Est-Crèteil/Le Céditec, e uma das fundadoras do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades. Sônia também é idealizadora do blog Tudo Bem Ser Diferente, que trata da educação inclusiva.

O lançamento acontece na cafeteria do Espaço e tem entrada gratuita.

Serviço:
Lançamento do livro Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas
Quando: Sábado, 11 de agosto, às 11h às 15h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.
Entrada: gratuita

Informações para a imprensa:
espacoufmg.comunicacao@gmail.com | (31) 3409-8352 | (31) 99306-0348

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Cemig, da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Os interessados em adquirir o livro impresso podem entrar em contato com a autora pelo e-mail soniacaldaspessoa@gmail.com Livro: PESSOA, Sônia Caldas. Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas. 1. ed. Belo Horizonte: Selo PPGCOM/ O Lutador, 2018. v. 1. 120p. ISBN: 978855494405-6

Os interessados em ler a versão digital podem fazer o download gratuito neste link: http://www.seloppgcom.fafich.ufmg.br/index.php/seloppgcom/catalog/book/21 E-book: PESSOA, Sônia Caldas. Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas. 1. ed. Belo Horizonte: Selo PPGCOM, 2018. v. 1. 120p. ISBN: 978855494406-3

Livro_Sônia

#ParaTodosVerem: Foto do livro Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência, que se encontra no primeiro plano, em cima de uma mesa branca. Ao lado do livro e em segundo plano, está um porta-retrato azul que guarda uma ilustração colorida da autora, Sônia Caldas Pessoa, e seu filho, Pedro. Atrás do livro e do porta-retrato está uma luminária desligada, com lâmpadas em formato de pequenas flores.

 

 

Deixe uma resposta