Ângela Cristina Salgueiro Marques 

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Comunicação Social pela UFMG (2007) e mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Comunicação e em Ciências Sociais na cidade de Grenoble (França), onde atuou junto a dois grupos de pesquisa: o Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication (Institut de Communication et Medias – Université Stendhal) e o Groupe de Recherche en Sciences Sociales sur l’Amérique Latine (MSH-Alpes, Université Pierre Mendes France). Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Integra os grupos de pesquisa: MARGEM – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (UFMG) e Teorias e Processos da Comunicação (Faculdade Cásper Líbero). É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP), da qual foi vice-presidente entre 2014 e 2016. Seus atuais interesses de pesquisa estão voltados para a interseção entre a Comunicação, a Política e a Estética; entre a Comunicação e a Cultura, e entre a Comunicação e processos políticos, com destaque para práticas sociais e processos deliberativos; políticas públicas e cidadania; comunicação pública e comunicação organizacional; reconhecimento social de grupos minoritários; abordagem comunicacional-pragmática das relações entre estética e política; a composição de redes discursivas destinadas a publicizar questões de interesse coletivo (incluindo discursos televisivos ficcionais e de entretenimento); o aprimoramento de metodologias qualitativas de pesquisa que objetivam evidenciar a articulação entre diferentes atores, discursos estético-expressivos e arenas argumentativas.

servletrecuperafoto (4)

Carlos Wagner Jota Guedes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura e da Educação. Atualmente realiza consultoria para projetos sociais, com ênfase em indicadores sociais, indicadores em Direitos Humanos e inclusão social da Pessoa com Deficiência (PcD). Acaba de concluir em 2016, dois projetos de pesquisa para a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.Escreveu sobre PcD no blog Tudo Bem Ser Diferente (www.tudobemserdiferente.com).

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up

Fatine Conceição Oliveira

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva (2012). Possui experiência em design gráfico, com ênfase em editoração e identidade visual para pequenas empresas. Atua no Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (PCCT/Fapemig). É autora de um blog e canal sobre pessoas com deficiência, chamado Disbuga.

servletrecuperafoto (8)

Joana Andrade Ramalho Pinto 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995); mestrado em MA Hypermedia Studies – University of Westminster, no Reino Unido (2001) e especialização em Marketing Integrado na Universidade Positivo, em Curitiba (2014). Possui experiência profissional e acadêmica nas áreas de Pesquisa e Design da Experiência do Usuário, Usabilidade, Arquitetura de Informação, Design de Interação, Inovação e Design Thinking. Entre 2004 e 2011, foi Sócia-Diretora no Brasil da empresa inglesa Fhios, onde coordenou projetos de pesquisa e design centrados no usuário para grandes empresas de diversos segmentos. Entre 2012-1014, trabalhou como pesquisadora especialista do Human Lab, no Centro de Inovação da Positivo Informática em Curitiba, onde desenvolveu projetos de inovação para desenvolvimento de produtos, contribuindo para a melhoria da experiência e da usabilidade de aplicativos e equipamentos da empresa. Interesse atual envolve as áreas de Neurociência aplicada ao comportamento do consumidor e inovação tecnológica.

servletrecuperafoto (7)

Kamilla Morando Avelar

Possui graduação em Jornalismo pelo UNI-BH (2004). É especialista em marketing pela Fundação Dom Cabral (FDC). Tem mais de 10 anos de experiência em comunicação empresarial, atuação em produção de eventos e televisão. É mestra pelo programa de pós graduação “Comunicação e Temporalidades” da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e integrante do grupo de estudos de convergência midiática, Conjor também da UFOP. Cursou matérias do mestrado na Ural federal university (Rússia). Doutoranda pela Universidade FUMEC. 

servletrecuperafoto (9)

Mariana Cecilia da Silva

Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (2012). Atualmente é analista de tv – produtor, apurador, repórter da Fundação TV Minas Cultural e Educativa. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico)

Romerito Costa Nascimento

20170911_154426-1

Técnico em Assuntos Educacionais / Assistente de Administração no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É graduado em Ciências Sociais (PUC/Minas). Atuou como Coordenador de Políticas para Pessoas com Deficiência na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania/SEDPAC.

servletrecuperafoto (10)

Vanessa Cardozo Brandão

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), integrante do NucCon (Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas), vinculado ao CCNM (Centro de Convergência de Novas Mídias CNPq/UFMG). Doutora em Estudos da Literatura pela UFF (Universidade Federal Fluminense, 2010), Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2005), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela FACE/UFMG, Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Integrante do NucCon (Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas – vinculado ao grupo de pesquisa Centro de Convergência de Novas Mídias UFMG). Foi docente por 15 anos na Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em PUBLICIDADE E PROPAGANDA, atuando principalmente nos seguintes temas: elaborações discursivas da publicidade em mídias digitais, retórica e poética no discurso publicitário, storytelling e narratividade na publicidade contemporânea, publicidade e retórica dialógica (estudos de recepção em processos de leitura/conversação sobre marcas em redes sociais), intermidialidade, estudos interartes, comunicação e literatura, estética da recepção (novos processos de leitura e produção de sentidos em redes digitais), pós-modernidade e produção literária. Membro da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.

servletrecuperafoto (11)

Verônica Soares da Costa

Doutoranda em Textualidades Midiáticas pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM / UFMG), membro do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – 2007), especialista em Jornalismo Científico pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP / EaD – 2010) e Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil (CPDOC / FGV – 2011). Jornalista e pesquisadora em comunicação, atua no Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (PCCT/Fapemig). Tem experiências como repórter de ciência e tecnologia, tendo realizado trabalhos também para veículos institucionais em setores da indústria, varejo e serviços. Trabalhou na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e em agências de comunicação desenvolvendo estratégias de comunicação organizacional e assessoria de imprensa. Tem experiências em gestão de conteúdo digital e projetos de sites, blogs e mídias sociais.

bandeira-reino-unido-1200x675 In English:

Ângela Cristina Salgueiro Marques 

Adjunct Professor of the Department of Social Communication at Federal University of Minas Gerais (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG). PhD in Social Communication from UFMG (2007) and Master in Social Communication from the same institution. She has a postdoctoral degree in Communication and Social Sciences in the city of Grenoble (France), where she worked together with two research groups: the Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication (Institut de Communication et Medias – Université Stendhal) and the Groupe de Recherche en Sciences Sociales sur l’Amérique Latine (MSH-Alpes, Université Pierre Mendes France). She was a professor in the Postgraduate Program in Communication at Cásper Líbero. She is part of the following research groups: MARGEM – Research Group on Democracy and Justice (UFMG) and Theories and Processes of Communication (Faculdade Cásper Líbero). She is also a member of the Brazilian Association of Researchers in Organizational Communication and Public Relations (ABRAPCORP), of which she was vice-president between 2014 and 2016. Her current research interests are focused on the intersection between Communication, Politics and Aesthetics; between Communication and Culture, and between Communication and political processes, with emphasis on social practices and deliberative processes; public policies and citizenship; public communication and organizational communication; social recognition of minority groups; communicational-pragmatic approach to the relationship between aesthetics and politics; the composition of discursive networks designed to publicize issues of collective interest (including fictional and entertainment television discourses); the improvement of qualitative research methodologies that aim to highlight the articulation between different actors, aesthetic-expressive discourses and argumentative arenas.

servletrecuperafoto (4)

Carlos Wagner Jota Guedes

Holds a degree in Social Sciences from the Federal University of Minas Gerais (2001) and a Masters in Sociology from the same institution (2006). He has experience in the area of Sociology, with emphasis on Sociology of Culture and Education. He is currently consulting for social projects, with emphasis on social indicators, indicators on Human Rights and social inclusion of the Persons with Disabilities. Just finished in 2016, two research projects for the National Secretariat for the Promotion of the Rights of Persons with Disabilities. Written about Persons with Disabilities on “Tudo Bem Ser Diferente” (www.tudobemserdiferente.com).

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up

Fatine Conceição Oliveira

Holds a degree in Advertising from Newton Paiva University Center (2012). She has experience in graphic design, with emphasis on publishing and visual identity for small businesses. She works in the Scientific, Technological and Innovation Communication Program of the Foundation for Research Support of the State of Minas Gerais (PCCT / Fapemig). She is the author of a blog and channel about people with disabilities, called “Disbuga”.

servletrecuperafoto (8)

Joana Andrade Ramalho Pinto 

Holds a degree in Architecture and Urban Planning from the Federal University of Minas Gerais (1995); She has a Master degree in Hypermedia Studies – University of Westminster, UK (2001) and a specialization in Integrated Marketing from Positivo University, Curitiba, BR (2014). She has professional and academic experience in the areas of Research and Design of User Experience, Usability, Information Architecture, Interaction Design, Innovation and Thinking Design. From 2004 to 2011, she was the Managing Partner in Brazil of the English company Fhios, where she coordinated user-centered research and design projects for large companies in various segments. Between 2012-1014, she worked as a specialist researcher at Human Lab, at Positivo Informática’s Innovation Center in Curitiba, where she developed innovation projects for product development, contributing to improve the experience and usability of the company’s applications and equipment. Her current interests involve the areas of Neuroscience applied to consumer behavior and technological innovation.

servletrecuperafoto (7)

Kamilla Morando Avelar

Holds a degree in Journalism from UNI-BH (2004). She is a marketing specialist by Fundação Dom Cabral (FDC). She has more than 10 years of experience in business communication, event production and television. She is a Master of the graduation program “Communication and Temporalities” of the Federal University of Ouro Preto (Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP) and member of the group of studies of media convergence (Conjor), also at UFOP. She had some master’s degrees classes at Ural Federal University (Russia). PhD student at FUMEC University.

servletrecuperafoto (9)

Mariana Cecilia da Silva

Holds a degree in Journalism from the Newton Paiva University Center (2012). She is currently a TV analyst – producer, author, reporter at the Minas Cultural and Educational Foundation TV. She has experience in the area of Communication, with emphasis on Specialized Journalism (Community, Rural, Business, Scientific).

Romerito Costa Nascimento

20170911_154426-1

Technician in Educational Affairs / Administration Assistant at the Accessibility and Inclusion Center (NAI) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). He holds a degree in Social Sciences (PUC / Minas). Worked as Policy Coordinator for Persons with Disabilities at the Secretariat of State for Human Rights, Social Participation and Citizenship / SEDPAC.

servletrecuperafoto (10)

Vanessa Cardozo Brandão

Adjunct Professor of the Department of Social Communication at UFMG (Federal University of Minas Gerais), member of NucCon (Nucleus of Research in Intermiditic Connections), linked to the CCNM (Convergence Center of New Media CNPq / UFMG). PhD in Literature Studies at UFF (Universidade Federal Fluminense, 2010), Master in Portuguese Language Literature from PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2005), Specialist in Strategic Marketing Management at FACE / UFMG, Graduated in Social Communication – Advertising at Federal University of Minas Gerais (1997). Member of NucCon (Research Center on Intermiditic Connections – linked to the research group Center for Convergence of New Media UFMG). She was a professor for 15 years at the Faculty of Communication and Arts of PUC Minas Gerais. She has experience in the field of Communications, with emphasis on Advertising, working mainly on the following topics: discursive elaborations of advertising in digital media, rhetoric and poetry in advertising speech, storytelling and narrativity in contemporary advertising, advertising and dialogic rhetoric (reception studies in reading/conversation processes about brands in social networks), intermidiality, interart studies, communication and literature, reception aesthetics (new processes of reading and production of meanings in digital networks), postmodernity and literary production. Member of ABP2 – “Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda” Brazilian Association of Advertising Researchers.

servletrecuperafoto (11)

Verônica Soares da Costa

PhD student in Mediatic Textures by the Postgraduate Program in Social Communication at Federal University of Minas Gerais (PPGCOM / UFMG), member of the “Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais” (Nucleus of Communicational Plots Studies). Graduated in Social Communication with a degree in Journalism at Federal University of Juiz de Fora (UFJF – 2007), specialist in Scientific Journalism from University of Vale do Paraíba (UNIVAP / EaD – 2010) and Master in History, Politics and Cultural Research and Documentation of Contemporary History of Brazil (CPDOC / FGV – 2011). Journalist and communication researcher, she works in the Scientific, Technological and Innovation Communication Program of the Foundation for Research Support of the State of Minas Gerais (PCCT / Fapemig). She has experiences as a science and technology reporter, having also worked for institutional vehicles in industry, retail and services sectors. Worked at the Federal University of Ouro Preto (UFOP) and in communication agencies developing strategies for organizational communication and press relations. She has experiences in digital content management and projects of websites, blogs and social media.[:]