No início deste ano, participantes do Grupo Afetos tiveram seus trabalhos publicados no livro da quarta edição do Seminário Internacional de Comunicação Organizacional, evento que ocorreu em novembro de 2018 no Campus Pampulha da UFMG.

Entre os trabalhos selecionados para a publicação do IV Sico: Comunicação e Direitos Humanos, está “Mobilidade e organizações: novas dinâmicas e (des)territorialidades”, da professora Camila Mantovani, uma das coordenadoras do Grupo Afetos, e da estudante Isadora Silva Ferreira.

Neste capítulo do livro, as autoras refletem acerca das novas dinâmicas das organizações nos ambientes de comunicação móvel em rede, e buscam compreender e explicitar as dinâmicas profissionais de sujeitos inseridos nos contextos de trabalho remoto e de empresas que permitem que seus funcionários efetuem trabalhos a distância.

O artigo é proveniente do projeto “Sujeito em movimento: narrativas e subjetividades nas novas dinâmicas organizacionais”, coordenado pela Professora Camila Mantovani e do qual  Isadora Ferreira participou como bolsista de iniciação científica de 2017 a 2018.

A pesquisa agora ganha mais um capítulo, uma vez que orientadora e estudante continuam a pesquisa para a monografia de Ferreira. Desta vez, porém, o enfoque é outro: a graduanda analisa como os dispositivos móveis transformam as práticas profissionais de jornalistas de viagem.

A conclusão do estudo e a apresentação da monografia estão previstos para dezembro deste ano e já em m novembro, durante a 17º SBPJor, alguns resultados estarão sendo publicados como o capítulo do livro “Narrativas de Viagem”, organizados pelos professores Demétrio de Azeredo Soster (Unisc) e Mateus Yuri Passos (Metodista de São Paulo).

sujeito em movimento

 

Leave a Reply