Professoras Camila Alves Mantovani, Sônia Caldas Pessoa e Joana Ziller

Já está à venda o livro “Experiências Metodológicas em Textualidades Midiáticas”, organizado por Bruno Martins, Maria Aparecida Moura, Sônia Caldas Pessoa e Graziela Mello Vianna, cujo lançamento ocorreu na Livraria Quixote, na Savassi, no dia 15 de junho de 2019. A publicação é da Relicário Edições.

As coordenadoras do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades, Sônia Caldas Pessoa e Camila AlvesMantovani, assinam, junto com Stephanie Boaventura, o capítulo “A dimensão dos afetos: movimentos entre corpus sensível e gestos de pesquisa”, no qual compartilham reflexões teórico-metodológicas e experiências de pesquisa com pessoas com deficiência: “O objetivo deste texto é refletir sobre problemáticas que exigem de nós, pesquisadoras, gestos epistemológicos, com modos de pesquisa e desenvolvimento de metodologias, que contemplariam, além da investigação científica, um tratamento diferenciado sobre os sujeitos a serem pesquisados. Partimos de nossa experiência com o projeto de ensino, pesquisa e extensão intitulado “Eu existo e me movo, experiências e mobilidades de pessoas com deficiência”, iniciado em 2017, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto em questão teve como ponto de partida a investigação da experiência de mobilidade no campus da UFMG, a partir do depoimento
de pessoas com deficiência em seus deslocamentos diários, desafios, dificuldades e propostas de acessibilidade. Partimos de uma perspectiva convencional de pesquisa, com a revisão bibliográfica da literatura disponível sobre mobilidade, deficiência e afetos no âmbito acadêmico com a intenção de realizar um projeto com metodologia de inspiração etnográfica. Diante de muitas dúvidas, prevalecia uma certeza: a presença das pessoas com deficiência em todo o processo de investigação seria fundamental para o desenvolvimento do projeto”, afirmaram as autoras no texto.

Referência:
Experiências metodológicas em textualidades midiáticas / organizado por Bruno Guimarães Martins, Maria Aparecida Moura, Sônia Caldas Pessoa, Graziela Mello Vianna. – Belo Horizonte, MG : Relicário, 2019.

Deixe uma resposta