Na última quarta-feira, dia 22 de agosto, foi realizada a primeira aula da disciplina “Mídia Deficiência, Corpo e Acessibilidade”, ofertada semanalmente pelas professoras Camila Alves Mantovani e Sônia Caldas Pessoa, coordenadoras do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades.

Segundo Sônia, a aula teve a presença de alunos diversos e com experiências marcantes. “Eu, Camila e a turma seguimos juntos numa nova aventura de descobertas e movimentos que nos impulsionam”, ela comenta.

A disciplina faz parte do conjunto de Formações Transversais da UFMG, que abordam temáticas de interesse geral visando incentivar a formação de espírito crítico e de visão aprofundada em relação às grandes questões do país e da humanidade. Neste caso, o eixo temático é Acessibilidade e Inclusão, que visa compreender o trabalho junto as pessoas com deficiência.

Com carga horária de 60 h/aula,  a disciplina teórica propõe a seguinte ementa e objetivos:

EMENTA: Normalização. Diversidade e diferença. Tensionamentos entre respeito e preconceito. Corpo e tecnologias. Visão social da tecnologia. A acessibilidade nos meios de comunicação. Legislação e acessibilidade como direito. Análises de produtos midiáticos.

OBJETIVOS:

  • Oferecer bases conceituais para a compreensão da comunicação e da acessibilidade como direito, numa perspectiva cidadã;
  • Suscitar nos alunos reflexões acerca da prática profissional inclusiva e acessível, motivando-os a criar produtos e processos comunicativos nessa perspectiva;
  • Analisar produtos acessíveis existentes;
  • Experimentar a criação de novos formatos de produtos audiovisuais impressos acessíveis a todos os públicos;
  • Experienciar e refletir sobre as relações entre corpo e tecnologias;
  • Identificar e caracterizar os padrões de mobilidade e imobilidade que sustentam e permitem diferentes modos de vida e suas implicações políticas e sociais.

Para maiores informações, ligue (31) 3409-3927, acesse a página de Formação Transversal da UFMG,  ou envie e-mail para ftacessibilidadeeinclusao@ufmg.br.

IMG-20180822-WA0033
#ParaTodosVerem A fotografia colorida mostra parte da turma da disciplina de “Mídia, Deficiência, Corpo e Acessibilidade” com as professoras Camila e Sônia. O grupo se encontra reunido na sala de aula em pose para a câmera. Há oito mulheres e dois homens. Todos sorriem. Fim da descrição.

 

Deixe uma resposta