
As professoras Sônia Caldas Pessoa, Camila Alves Mantovani e a doutoranda Verônica Soares, integrantes do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades, participaram do livro “Olimpíadas Rio 2016: mídia, política, humor”, organizado pelos professores Joana Ziller e Carlos d’Andréa.
O artigo “SOMOS TODOS PARALÍMPICOS? Transversalidades entre corpos biocibernéticos e pós-humanos em redes sociais online” reflete sobre corpos e deficiência na campanha da Vogue com atores globais e atletas paralímpicos.
Gênero e esporte
Outro artigo que contempla o livro é da professora Vanessa Brandão, que também é pesquisadora do Afetos e integra o Nuccon- Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas. Ela é autora do texto “Fluxos mercadológicos, institucionais e políticos no discurso da igualdade de gênero por meio do esporte”.
O livro está dividido em três grandes partes: “Dinâmicas midiáticas da Rio 2016”, “Gênero, corpo, sexualidade” e “Controvérsias sociopolíticas e visibilidades”.
Os doze artigos que compõem esta coletânea são fruto de mais de um ano de trabalho de 21 pesquisadores vinculados ao NucCon, e de parceiros.
O e-book é gratuito, e o download pode ser feito no site do PPGCOM/UFMG.